De Passagem

De Passagem

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Contextualizando: como tudo começou...

A Associação Cristã de Moços de Minas Gerais (ACM-MG) tornou possível a realização de um grande sonho: de fazer uma viagem internacional, romper as fronteiras do meu país e ter contato com outras culturas. O International Camp Counselor Program (ICCP) é um programa de intercâmbio cultural da ACM pelo qual selecionam jovens para trabalhar como monitores em diversas atividades recreativas, esportivas e culturais em acampamentos de verão nos Estados Unidos. 
Cantando em um meeting na primeira etapa.

Conheci o programa ICCP através de dois amigos: Priscila Aparecida dos Santos Moura, também conhecida como Pricas, e Lucas Tavares. Por ironia do destino quase entro na turma ICCP-2010 como ambos fizeram. Todavia, compromissos da vida estudantil impediram que minha inscrição fosse realizada nesse ano. Nessas horas a gente percebe que as coisas acontecem no momento certo, como devem ser. A partir de setembro de 2010, minha curiosidade começou a ser aguçada com os relatos contados nas aulas de inglês pelo Tavares e com as conversas na hora do almoço e pelos corredores da faculdade com a Pricas. A curiosidade aliada à emoção de quem tava ali na arquibancada torcendo por eles e vivenciando, por intermédio da imaginação, as experiências contadas durante a viagem pela Priscila me fizeram analisar a oportunidade de fazer parte dessa família.

Em 26 de Setembro de 2010 me inscrevi no ICCP-2011. E desde então, a vida para mim tomou mais cor. Eu tinha consciência de que era um processo seletivo e que dependia de mim unicamente a árdua tarefa de buscar melhorar algumas de minhas características, porém eu ganhei muito mais do que uma oportunidade. Primeiramente, o meu desenvolvimento em conversação em inglês foi notório. Consegui tratar boa parte do bloqueio psicológico que esvaía todo o meu pouco vocabulário da língua inglesa. Em seguida, aprendi a vivenciar a infância com os olhos responsáveis de um adulto. Consegui reduzir a timidez social que já me atrapalhava em diversos setores. Conquistei a liberdade de expressão das minhas emoções. E o mais importante: ganhei uma nova família. 
Foto oficial do segundo acampamento no Véu da Noiva.

Com essa família, rimos, choramos, dividimos sonhos, expectativas e decepções. À medida que passava nas etapas do treinamento, que afunilaram os 136 candidatos inscritos para 46, a ansiedade aumentava proporcionalmente. No final da segunda etapa, eu já havia sido alocada para trabalhar em um daycamp da YMCA (Young Men’s Christian Association) chamado Lake Houston no estado do Texas. O sentimento tomado foi de imensa alegria de um verdadeiro “good job”, embora o trabalho mesmo estivesse por começar... E é sobre minhas vivências nos Estados Unidos da América que relatarei nesse blog, janela de comunicação entre meus mundos.

8 comentários:

  1. É, de fato, impressionante como a Y traz coisas boas pra nossa vida. Os ganhos vão muito além que uma viagem ao exterior. E como você, mesma disse, o trabalho está apenas começando. Mas a experiência é indescritível, você verá, viverá e sentirá.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Mandy! Tenho certeza que voce vai fechar seu 'GOOD JOB' com chave de ouro!
    Muito bom te conhecer.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, minha ragger sister!!

    Já quero ler coisas aqui antes de eu viajar, viu?! heheh

    Bjos,

    LP

    ResponderExcluir
  4. Doido Mandy!!!

    Y é foda!! Lets Rock the Texas!! =)))

    ResponderExcluir
  5. Sis,

    O mais legal de ler o seu post é me identificar tanto com ele. O ICCP com certeza também transformou minha vida! Tenho certeza que você vai mandar muito bem em Houston e todo mundo vai ficar encantado com esse seu jeito que é o mais fofo de todos!

    Vou acompanhar o blog, mas vou ter tb o privilégio de te acompanhar bem de pertinho...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Sis!!! Que orgulho de vc!!!
    Amei o seu texto e já estou ansiosa pelo próximo!!! Estarei em muitos deles, se Deus quiser!!! hahahaha...
    Vc é uma das melhores coisas que a Y me deu a oportunidade de conquistar!!!
    Adoro vc!!!
    Bjim,

    ResponderExcluir
  7. Ah, Mandy...

    Que bom reviver esses momentos. Serei leitora assídua!

    Qualquer coisa é só gritar: PEPPEEEEEER!
    ;*

    ResponderExcluir
  8. Oi Mandy, certamente vou acompanhar seu blog! :)
    Também pretendo escrever algumas coisinhas no meu, que na verdade já tinha antes www.luneta.arq.br !
    Essa experiência foi mesmo única! Concordo com você em tudo!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir